terça-feira, 14 de setembro de 2010

Novos Costumes

Mesmo os povos indígenas que preservam as tradições não vivem como há 500 anos. Já no início da colonização do Brasil, os indígenas que habitavam o litoral foram obrigados a mudar seus modos de vida. Tiveram de aprender a língua, a religião e alguns costumes dos portugueses.

Atualmente, a maioria das 170 etnias indígenas, que vivem em quase todos os estados do país, tem contato com os brancos.

Muitos grupos, para preservarem sua cultura, têm educação escolar bilíngüe, isto é, aprendem a ler e escrever e a falar na sua língua e em português.

Há aldeias em que os moradores usam roupas e calçados, possuem computador e outros objetos produzidos pelo homem branco. Em Coroa Vermelha, por exemplo, as crianças pataxó, além de nadarem na praia, jogarem bola e brincarem de boneca, curtem videogame.

Apesar disso, cada grupo tem suas tradições e modos de pensar. Todos respeitam a natureza e lutam para preservar suas tradições.

Muito dessa cultura se faz presente entre os homens brancos: o consumo de mandioca, milho, banana, o uso de rede de dormir, a crença em bons e maus espíritos, as histórias e lendas como do saci-pererê, boitatá, curupira, boto cor-de-rosa entre outras. Também o hábito do banho diário é um costume aprendido com os índios.

Com as novas tecnologias, está ficando mais fácil aprender com esses povos. Os Xavante, por exemplo, agravaram um CD com suas músicas. Já os ticuna fizeram vídeos da vida na aldeia e escreveram livros ensinando a pescar, caçar e a construir casas seguindo a tradição dos antepassados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário